Seccional Agrolândia
Histórico
A história da Academia de Letras em Agrolândia se inicia ao final do ano de 2016, com a presença do Senhor Manuel José Conchinha e sua esposa Apolônia Gastaldi. Após contato com o escritor Ingo Piske, acordaram realizar uma reunião com alguns possíveis escritores de Agrolândia.
Feitos os convites pelo escritor Ingo Piske, a reunião aconteceu; a decisão foi pela criação da Seccional da então Academia de Letras do Brasil Santa Catarina.
A criação da Seccional foi em 02/12/2016, com a posse de seus membros acontecendo em 11/03/2017, na sede da Câmara de Vereadores de Agrolândia, com presença de escritores e comunidade.
Obras
- Em 2013, o escritor Ingo Piske lançou sua primeira obra em Agrolândia, denominada “Olhando a História da Paróquia Evangélica de Agrolândia”.
- Já no ano de 2015, o escritor Ingo Piske lançou a obra “Agrolândia, 100 anos de História”.
- Em 2016, o escritor Ingo Piske lança a obra, “Memórias de Personalidades”.
- No dia 21/07/2017, o escritor Ingo Piske lança sua obra, “Memórias de Personalidades”.
- No ano de 2018, o escritor Ingo Piske lançou a obra “Famílias de Agrolândia”.
- Em 17 de novembro de 2017, o escritor Valmir Batista lança seu primeiro livro, “Vidas, Caminhos e Desafios”.
- Em setembro de 2018, foi publicada a obra “Histórias não Escritas”, composta de textos de autoria de 33 alunos do ensino médio do município.
- No dia 1 de agosto de 2019, o escritor Valmir Batista publica sua segunda obra, denominada “Reconstruir Vidas e Sonhos”, obra premiada para lançamento na Feira do Livro em Rio do Sul, no mês de outubro de 2019.
- Em junho de 2019, o escritor Ingo Piske publicou a obra “Famílias de Agrolândia”.
- A escritora Maria Elisabete da Silveira e o escritor Wagner Mikael Galiza, em 2020, lançaram o livro de receitas típicas das famílias de Agrolândia, denominado “Colher de Pau”.
- Em 2020, o escritor Ingo Piske lançou a obra “Clube Esportivo Atiradores Ipiranga”, obra comemorativa aos 70 anos de criação do clube.
- No mês de março de 2022, a Seccional publicou a obra “Sensibilidades”, composta de pequenas crônicas de autoria dos membros acadêmicos.
- Já em 2023, o escritor Ingo lançou a obra de sua autobiografia, “Um Servo do Senhor”.
- Em 11/03/2023, o escritor Valmir Batista lança sua terceira obra, denominada “Nostalgia”.
- No dia 09/03/2024, o escritor Fabiano Feretti lança sua obra denominada “Vale das Poesias”.
- Em julho de 2024, no evento comemorativo aos 62 anos de emancipação do município de Agrolândia, o escritor Valmir Batista lança sua quarta obra, denominada “De Trombudo Alto a Agrolândia”.
Participação na criação da ALCA
Em meados do ano de 2025, a partir de sugestão do senhor Manuel José Conchinha, houve a sugestão para criar-se uma nova academia. Esta de cunho mais regionalizado, de forma a permitir maior participação e promoção da literatura, da cultura e da arte regional.
Então a Seccional de Agrolândia transferiu-se a esse novo projeto, juntando-se a outras seccionais da região do Alto Vale do Itajaí, região Serrana e região do Contestado.
O novo projeto tem por objetivo valorizar com mais ênfase as tradições literárias, históricas e culturais, vinculadas às raízes de sua gente, permitir uma participação inclusiva e valorizar a identidade regional.
Já em 2025, o escritor Fabiano Feretti lança sua segunda obra, denominada “Agrolândia e a Musicalidade de Nossa Gente”.
Os membros da Seccional da Academia de Letras de Agrolândia, da mesma forma que algumas outras Seccionais da região, abraçaram a causa de nosso Mentor Manuel José Conchinha, ingressaram na construção e criação da Academia de Letras, Cultura e Artes – ALCA, estabelecida a criação da nova Academia, a Seccional de Agrolândia em 15 de março de 2025, tomou posse na nova Academia.
A Academia de Letras, Cultura e Artes, Seccional Agrolândia, mantém suas portas abertas a interessados em ingressar e abraçar sua causa.
Além de seu voluntariado, a seccional trabalha o reconhecimento de personalidades e seus feitos, permitindo também o ingresso de membros juvenis, de forma a promover a formação acadêmica literária aos que assim o desejarem.
Venha fazer parte de nossa luta pela formação cidadã.